Instrutores da NASA ministram curso em Nova Petrópolis


Brec3.jpg

Quatro instrutores norte americanos da NASA (Agência Espacial Norte Americana) estão em Nova Petrópolis ministrando um curso de BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas). São 25 alunos oriundos dos estados do Amapá, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Paraná, além das cidades gaúchas de Pelotas, Taquara e Nova Petrópolis. Entre os profissionais estão bombeiros voluntários, civis e militares, enfermeiros e médicos do SAMU e técnicos em segurança do trabalho.

O curso é oferecido pela empresa Salvamento e Resgate, de Porto Alegre. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis está cedendo sua estrutura para alojar os alunos e prestando apoio logístico.

Segundo informações da assessoria da empresa, 90% do curso é prático. As instruções visam preparar os alunos para agirem em situações de desabamentos e soterramentos, por exemplo, onde seja necessário escavar, quebrar concreto e cortar ferragens para resgatar vítimas. As atividades práticas acontecem na Avenida 15 de Novembro, em frente à Rádio Imperial, em uma residência cedida pelo diretor da Dakota, Romeu Lehnen. Como a casa deve ser demolida em breve, os alunos estão tendo a possibilidade de quebrar paredes de verdade para simular situações reais. Em outras oportunidades são fabricadas lajes e utilizados canos de concreto para esta finalidade.

O curso teve início no sábado, dia 12, e segue até o próximo sábado, dia 19. A prova prática acontece nesta sexta-feira e deve se estender por 24 horas.